ÁREA DO ASSOCIADO

06/01/2015

Aprenda como criar e monitorar uma estratégia para a sua empresa



 Ciente da  importância de um  bom planejamento  e execução  estratégica, parta  para a prática e  evite mais perda  de tempo. Veja a  seguir o passo a  passo para  desenhar a  trajetória de  sucesso da sua empresa.

1ºOlhe para sua empresa com bastante atenção e pontue seus principais objetivos e diferenciais. Avalie seus resultados e números históricos, para que seja possível avaliar claramente os erros e acertos do passado. “Feito isso, deverá perceber qual é a situação atual, entender exatamente o que está acontecendo no presente”, afirma Júlio Tadeu Alencar, consultor do Sebrae de São Paulo.

2º Observe quais são as condições do mercado onde atua. Aqui, a meta é identificar quais as condições e eventos que podem interferir diretamente no seu negócio, seja ameaçando ou criando oportunidades. Neutralize todas as ameaças e observe cautelosamente as oportunidades.

3º Quais são os fatores essenciais para que o seu objetivo seja atingido? Se o objetivo é ofertar a melhor qualidade de produto, caprichar nos fornecedores e na mão-de-obra é um fator vital. Por outro lado, se o objetivo é revolucionar o mercado, investir em inovação é essencial.

4º Explore suas forças dentro do que estabeleceu como fatores críticos para o sucesso. Suas fraquezas deverão ser eliminadas, o reduzidas ao mínimo possível. Identifique quais oportunidades a empresa ainda não está trabalhando. “Desenhe e crie o que mais a sua empresa poderá fazer para atender às particularidades do mercado”.

5º Com a missão, a visão e os valores, empreendedor construirá o código genético da empresa que entrará no perfil de trabalho de cada um dos funcionários. Mais do que um quadro com dizeres bonitos, essa é a hora de trazer para a teoria o que deverá ser buscado na prática.
Missão define a razão de ser da empresa e qual seu propósito junto aos seus clientes.
Visão descreve as aspirações da empresa, o grande norte que conduzirá todas as ações realizadas por meio do empreendimento.
Valores explicam quais são os princípios e crenças que servem de guia para toda a organização.

6º Procure ser objetivo e defina quais são as metas da empresa e em qual prazo pretende executá-las. Não vale usar os grandes clichês como “ser a melhor empresa do setor”. Aqui é preciso definir quando e quanto você pretende crescer além de, é claro, decidir qual o caminho que vai ser desenhado para que isso aconteça.


voltar