ÁREA DO ASSOCIADO

21/12/2017

CERTIFICADO DIGITAL



A ACIRA no ultimo dia (20) lançou um novo benefício para os empresários de nossa cidade, o CERTIFICADO DIGITAL.

"Buscamos este novo beneficio  para ser feito em nossa cidade devido a grande demanda e buscando a agilidade em relação ao tempo e deslocamentos  de muitos que tinham que ir até a cidade de Bauru para emissão do certificado, além de valores diferenciados a nossos associados" (afirma Agnaldo Gonçalves, presidente da Associação Comerial de Agudos.

Certificados Digitais: entenda o que são e saiba escolher o melhor para sua empresa!

Certificados Digitais: entenda o que são e saiba escolher o melhor para sua empresa!OMPARTAMENTOS

Certificados digitais são arquivos eletrônicos que funcionam como uma senha online para verificar a identidade de um usuário, empresa ou computador. Esses certificados são usados ​​para criar um canal seguro de comunicação, assinar documentos, emitir notas fiscais e mais. Um certificado digital é, portanto, uma declaração digital emitida por uma autoridade de certificação que valida a identidade do portador do certificado e permite que as partes se comuniquem de maneira segura usando criptografia.

Vantagens dos certificados digitais:

Os certificados digitais autenticam seus portadores para as pessoas, sites e até mesmo recursos de rede, como roteadores – para garantir que quem envia o certificado é quem diz ser. Eles protegem dados que são trocados online contra roubos ou violações.

Os certificados podem ser emitidos para vários usos. Estas utilizações incluem a autenticação web do usuário, autenticação do servidor web ou segurança do protocolo de Internet.

Cada tipo de certificado digital é inviolável e não pode ser forjado. Cada tipo de certificado:  A1, A3, e-CPF e e-CNPJ possuem algumas diferenças.

e-CPF

O e-CPF é a versão eletrônica do CPF. Esse documento digital garante a autenticidade das transações eletrônicas de pessoas físicas. Com ele é possível assinar contratos, criar procurações eletrônicas e ter acesso eletrônico ao site da Receita Federal. O e-CPF torna possível o acesso a um número cada vez mais maior de serviços em instituições públicas e privadas.

O e-CPF usa criptografia de dados, o que oferece segurança em suas transações eletrônicas e garante o sigilo e a integridade dos dados .Ele pode ser emitido e armazenado de duas formas, no computador: A1 ou por mídia criptográfica, A3 (explicamos isso mais pra frente no texto).

e-CNPJ

smartcard

O e-CNPJ é a versão em formato eletrônico do CNPJ e garante a integridade e a autenticidade das transações de pessoas jurídicas em meio eletrônico. Com o e-CNPJ é possível a empresa fazer procurações e ter acesso ampliado no site da Receita Federal. Todo certificado digital brasileiro é um documento intransferível e para uso exclusivo do seu titular.

Por exigência da Receita Federal do Brasil, o responsável pelo e-CNPJ sempre será o responsável pelo CNPJ da empresa cadastrado junto a Receita. Assim como o e-CPF, o certificado e-CNPJ também pode ser emitido e armazenado nos formatos A1 e A3.

O e-CNPJ, assim como o e-CPF, pode ser usado junta a SEFAZ ou ao Arquivei para a consulta e arquivamento da NFe.

 

Mídias dos Certificados: como são fornecidos

Tipo A3 – Cartão Inteligente ou Token

leitora smartcard token

Os certificados A3 vêm como um dispositivo físico, tanto no formato de um cartão inteligente (que depende de uma leitora) ou de um token (que parece um pendrive). A desvantagem deste tipo de certificado é que ele pode ser somente utilizado em um computador e um programa por vez, diminuindo sua versatilidade.

Além disso, toda vez que um certificado A3 é usado, é necessária a digitação da senha dele. Se você errar a senha acima do limite (em geral 3 vezes) ele pode ser bloqueado e inutilizado, te obrigando a comprar um novo certificado.

Ele é mais caro que o A1, mas possui validade de 36 meses, o que baratearia a relação custo/ano.

Tipo A1 – Arquivo Digital

a1

O A1 é um arquivo eletrônico e, portanto, não necessita de tokens ou smartcards para ser transportado, costumando ter a extensão .P12 ou .PFX.

A vantagem do A1 é que pode ser instalado simultaneamente em diversos computadores e programas, direto no sistema operacional. Além disso, você tem a facilidade de poder importá-lo em sistemas web e facilitar seu trabalho (no Arquivei, por exemplo, com um A1 você consegue ter consultas e download diários de notas automaticamente!).

Esse certificado oferece mais agilidade e é indicado para empresas que emitem grande volume de notas ou deseja ter mais facilidade na automação de tarefas relacionadas as notas. O A1 é mais barato e mais versátil que o modelo A3 e possui 12 meses de validade.

Uso dos Certificados

Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas

Para uma empresa poder emitir NFes junto à SEFAZ, ela deve utilizar um certificado digital. Você pode utilizar o emissor gratuito do Sebrae.

Consulta e Download de NFes e XMLs emitidos para sua empresa

Para conseguir monitorar toda nota fiscal que é emitida para seu CNPJ, para proteger-se de notas frias e conseguir receber todos os XMLs das notas, você também precisa de um certificado e-CNPJ ou NFe. Você pode usar o Arquivei para monitorar, receber e organizar as notas.

Manifestação do Destinatário

Uma funcionalidade do SPED que visa proteger empresas de notas indevidas (frias) e ter um maior controle sobre sucessos e insucessos de operações financeiras, a Manifestação do Destinatário permite que você avise a SEFAZ se uma NF-e representa uma operação real, um insucesso ou mesmo uma nota fria. Para isso, você precisa do certificado e-CNPJ ou NF-e da sua empresa.

Outras Operações nos Portais das Secretarias e mais

As diversas Secretarias da Fazenda oferecem serviços diferentes para cada um de seus estados e podem cobrar o certificado digital da empresa para autenticação e autorização.

Como adquirir um certificado digital?

Vá até  a sede da ACIRA e saiba como adquirir o seu cCERTIFICADO DIGITAL


voltar