ÁREA DO ASSOCIADO

18/02/2015

PÓS CARNAVAL



No Brasil, é comum ouvir que o ano começa depois do Carnaval. O mês de fevereiro simboliza a retomada da economia já que tanto para o comércio online como para o offline há uma caída nas vendas por conta do Carnaval. Essa queda ocorre desde o primeiro mês do ano, que vem carregado de tributos, impostos e outros gastos, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), seguro de veículo, matrícula e materiais escolares. Além disso, também há os gastos fixos do mês, acompanhado das faturas de cartões de crédito recheadas dos gastos das festas de fim de ano. Os dois primeiros meses do ano podem ser aproveitados de forma produtiva e são ideias para a empresa se preparar para o que vem depois do Carnaval. “É importante que as empresas entendam que toda época é época de vender, basta saber aproveitar as oportunidades”. Fevereiro é a oportunidade de reforçar o primeiro contato do ano, independente da sazonalidade.
Um bom empreendedor estrategista aproveita esse período morno para realizar tarefas que em períodos normais, com o mercado aquecido, são deixadas de lado, por pura falta de tempo. A primeira tarefa para o período é organização. O momento pode ser ideal para organizar todos os setores da empresa. A equipe de planejamento estratégico deve supervisionar essa tarefa, para que estejam preparados a cumprirem metas traçadas.


voltar