ÁREA DO ASSOCIADO

03/03/2016

Vendas caem 13,9% no primeiro bimestre do ano, diz ACSP



O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela uma queda média de 13,9% no movimento de vendas da cidade no primeiro bimestre desse ano em comparação com o mesmo período de 2015.

Isoladamente, as vendas a prazo tiveram retração de 11,2% e as comercializações à vista caíram 16,6%.

De acordo com o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (ACSP), Alencar Burti, os números indicam um aprofundamento da crise.

“A recessão está muito forte. Uma possível recuperação depende diretamente da melhora do cenário político e econômico”, afirma Burti.

Ainda de acordo com o presidente da ACSP, as grandes redes de varejo estão intensificando as promoções e, inclusive, alongando o parcelamento das compras para atrair o consumidor. 

Fevereiro

Levando-se em consideração apenas os números de fevereiro, a queda média no movimento de vendas em São Paulo foi de 8,65% (-3,6% nas vendas a prazo e -13,7% nas vendas à vista) em comparação com o mesmo mês de 2015, ainda que este tenha tido um dia útil a mais.

Burti ressalta que, embora levemente acima da expectativa, o desempenho do mês foi fraco e, por isso, não é possível afirmar que há uma tendência de melhora para os meses seguintes.

“O Carnaval aconteceu muito cedo nesse ano e, com isso, deslocará outras datas como Semana Santa e Corpus Christi para meses diferentes que os de 2015, de maneira que haverá muita volatilidade nos dados do comércio varejista até o fim do primeiro semestre”, adianta Burti.

TABELA:

 

Fonte: Associação Comercial de São Paulo

tags: vendas, estatistica, queda



voltar